quinta-feira, 28 de março de 2013

Mas, afinal o que é a Geração G?



Depois da hegemonia da geração Y  nas análises de tendência dos últimos anos, o termo Geração G surge como tentativa de traduzir um movimento crescente entre os cidadãos cada vez mais conectados e conscientes de seu poder de decisão e mobilização: a valorização da generosidade





Ao utilizar o termo generosidade, queremos dizer atitude na qual se acrescenta algo a alguém por meio do compartilhamento e de interações com ganhos mútuos. Por mais abstrato que possa parecer em uma primeira análise, nos movimentos e anseios da Geração G existe um forte pragmatismo. Essa é uma geração que apresenta grande consciência dos recursos disponíveis e forte entendimento das limitações impostas pela realidade. Portanto, a generosidade na Geração G, muito além de um mero conceito ideológico, é um valor profundo, orgânico e factível que orienta suas ações, molda seus desejos de futuro e determina os critérios para a percepção do mundo. 


O conceito "Geração G" foi apresentado pela Trendwatching, uma das principais empresas de tendências do mundo em seu relatório de fevereiro de 2009 (leia o relatório aqui). Em razão de seu foco empresarial, o relatório enfatiza principalmente os impactos dessa nova geração para as relações de consumo, na medida em que, para essa nova massa de consumidores, o compromisso genuíno com a contrapartida social das empresas deve ser um compromisso tão sólido quanto o compromisso com o lucro. Para essa nova onda de consumidores, não é mais possível aceitar a ganância descontrolada de empresas que ignoram seu poder transformador da sociedade e não se preocupam com o impacto de suas atividades. As marcas precisam se importar. Mas, além de se importar com seus acionistas, devem, na mesma medida, se importar com seus funcionários, se importar com seus consumidores, se importar com a comunidade em que atuam e se importar com o legado de suas atividades para o planeta. Nesse sentido, a bandeira da Geração G é pela construção de relações sustentáveis com todos seus stakeholders. 

Nosso objetivo aqui no Blog é buscar um aprofundamento sobre Geração G para além da sua perspectiva do consumo e entender como o conceito da generosidade está presente nas nossas diversas esferas de interação.   Acreditamos que as transformações culturais da Geração G para o consumo são apenas uma das vertentes de um movimento abrangente que engloba todas as nossas relações sociais e que traz impactos significativos na nossa forma de enxergar e lidar com o mundo. 



Consciente de seu poder e de seus desejos, essa geração não aceita ser coadjuvante na definição da história. É uma geração ativa, participativa e colaborativa que quer fazer parte de movimentos inovadores de mobilização de idéias e recursos para a transformação da sociedade. É uma geração curiosa e criativa que, inconformada com aquilo que está errado no mundo, quer ser protagonista das transformações necessárias para aumentarmos o bem estar mundial. 




2 comentários:

  1. Parabéns, Caio. Texto enxuto, esclarecedor e instigante.

    ResponderExcluir
  2. Cadê mais textos e cadê vocês? Posso saber? Estou curiosa e querendo saber desta geração G.

    ResponderExcluir